domingo, 17 de fevereiro de 2013

PILOTOS AVALIAM O ‘TAXIBOT’ ANTES DA CERTIFICAÇÃO PREVISTA PARA 2013


Várias companhias aéreas e prestadores de assistências na escala das aeronaves estão testando o trator-rebocador conhecido por ‘Taxibot’ que pode ser controlado pelos pilotos de dentro do cockpit de um Airbus A320 que pertenceu a Cia. British Linhas Aérea no pátio do aeroporto de Châteauroux na França.
Algumas imagens podem ser ampliadas
Flightglobal27 de novembro de 2012
Por:  MICHAEL GUBISCH  LONDRES
Israel Aerospace Industries já vem desenvolvendo o veículo semirrobótico com ajuda dos franceses com apoio local da fabricante de equipamentos TLD Group, Airbus e Lufthansa Engenharia e Serviços Operacionais. Os testes avançados dos sistemas começaram em julho passado.
Lufthansa planeja implantar três versões ‘beta’ do ‘Taxibot’ para seus Boeing’s 737 em operações em Frankfurt, durante um período de julgamento de seis meses a partir de meados de 2013, quando a certificação será expedida. A entrada em serviço regular é prevista para o início de 2014.
O diretor do projeto Ran Braier diz que IAI queria ouvir os comentários dos pilotos sem experiência ao manusear o equipamento engatado ao Taxibot, os testes na França mostraram um desempenho do sistema melhor que o esperado. Os dados obtidos serão usados ​​para ajustar o veículo durante a transição, por exemplo, na mudança do software de controle. Para os ensaios, IAI tem usado desde 1990  o A320 (MSN109) e pilotos de várias companhias aéreas, incluindo a British Airways, Air France, as chinesa Eastern, Southern, a FedEx, Lufthansa, United Airlines e WestJet que já avaliaram o trator. Os operadores em terra das empresas de assistência nos aeroportos Swissport e Aéroports sediados em Paris, na França também participaram.
A tripulação pode dirigir o veículo usando os controles da bequilha do A320
O Taxibot, operado por um motorista, levanta as rodas da bequilha da aeronave e se move para traz para deposita-la no rebocador, daí para frente os controles do taxiamento passa para os pilotos que desligam os motores da aeronave e passam a dirigir o ‘Taxibot’ que evita o uso desnecessário dos motores. Os pilotos dirigem o trator através dos pedais do Leme no cockpit, com rodas do nariz da aeronave descansando sobre uma plataforma rotativa, o sistema transmite as pressões que o piloto aplica à bequilha para as rodas do rebocador promovendo as mudanças de direção. Os freios das rodas principais das aeronaves são usados ​​para a desaceleração. Velocidade de avanço é também controlada pela travagem.
Depois que o driver do rebocador é selecionado no modo piloto, o trator começa a avançar só após os tripulantes liberarem os freios. Braier, compara essa manipulação a de um carro automático. A velocidade máxima será limitada eletronicamente de acordo com a posição da aeronave no aeroporto e, utilizando bases de dados da navegação por satélite, o cabo podia se mover mais rápido em uma pista de táxi, taxiway, reta durante a operação ou lentamente se necessário.
A plataforma da roda do nariz também permite algum movimento lateral para absorver as cargas e evitar danos às engrenagens da bequilha. O vice-presidente daAirbus e chefe de desenvolvimento dos negócios, Frédéric Pochet, diz que o sistema não cria cargas excessivas e não tem "absolutamente nenhum impacto" sobre a bequilha que reduziria sua vida útil. Os pilotos relataram melhora no manuseio na pista durante as curvas apertadas, do que utilizando a potência dos motores principais, acrescenta. Eles foram capazes de fazer voltas de 270˚ com a roda interna do trem principal "virando no local".
A próxima fase vai testar Taxibot além de seus limites de projeto, diz Braier. Aeronaves serão carregadas acima do seu peso máximo de decolagem, acelerar além do limite da velocidade do rebocador e parar com o máximo de frenagem possível. Estes ensaios entrarão em execução entre dezembro e fevereiro do ano que vem e foram agendadas para o final do período de testes. Para além da versão do trator de oito rodas de corpo estreito, IAI está desenvolvendo uma versão de 12 rodas e de corpo largo para o A380. Os testes devem começar em 2013, com a entrada de serviço prevista para 2016.
IAI está finalizando um contrato com um cliente para o lançamento, diz Yehoshua Eldar, vice-presidente corporativo de desenvolvimento e negócios da IAI. Uma empresa dos EUA, sem o nome divulgado e que arrenda tratores para as companhias aéreas e prestadores de serviços nas escalas, planeja comprar 35 rebocadores de corpo estreito, ‘narrowbody’, e 15 rebocadores de corpo largo ‘widebody’.
Tradução, adaptação e edição: Roberto Maranhão
Fotos divulgação

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