sexta-feira, 26 de abril de 2013

EUA dão autorização formal a conserto de baterias do 787 da Boeing




Aéreas cancelaram operações com avião após problemas em bateria.
Regulador aprovou novo sistema de bateria de íon-lítio para o avião.


A Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA, em inglês) deu a aprovação formal nesta quinta-feira (25) para um novo sistema de bateria de íon-lítio para o avião 787 Dreamliner da
Boeing, pondo fim a uma suspensão de três meses e liberando as companhias aéreas a realizarem voos com passageiros de novo.

Em janeiro, empresas em todo o mundo cancelaram operações com o avião, após um pouso de emergência de um voo da All Nippon Airways (ANA), quando luzes de alerta indicaram problemas em uma bateria.
Contudo, a aprovação ("diretiva de aeronavegabilidade") da FAA tecnicamente se aplica apenas à United Airlines, até agora a única companhia norte-americana com o novo jato de alta tecnologia.  A administração estabeleceu o custo do conserto dos seis jatos da United em cerca de US$ 2,8 milhões.

A diretiva, porém, vai também definir o padrão que os reguladores no Japão, Europa e outros seguirão. Além disso, outras companhias aéreas norte-americanas que encomendaram o Dreamliner estarão sujeitas à nova regra eventualmente.
Período tumultuado
A aprovação acaba com um período tumultuado para a Boeing e para as companhias que são suas clientes, que começou quando duas baterias de íon-lítio superaqueceram em dois Dreamliners, em incidentes separados com menos de duas semanas de intervalo, em janeiro.
Os dois aviões pertencem à Japan Airlines e à All Nippon Airways, que juntas detêm quase metade da frota de 50 Dreamliners entregues até agora. A proibição de voos efetivamente interrompeu as entregas de novos aviões para os clientes.
A Boeing dedicou milhares de horas para desenvolver uma solução, antes mesmo de os investigadores determinarem o que causou o superaquecimento das baterias, emissão de fumaça e, em um exemplo, fogo. Esta investigação continua, comandada pelo Conselho Nacional de Segurança nos Transportes dos EUA, que realizou audiências sobre o assunto esta semana.
Na semana passada, a FAA deu permissão a Boeing para começar a instalar o novo sistema de baterias em aviões. Na quarta-feira, a empresa disse que espera retomar as entregas no início do próximo mês e terminar a adaptação dos 50 aviões dos clientes em meados de maio.
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