Há 44 mortos após queda de avião no Rio Mekong.
Aeronave de companhia local ia da capital, Ventiane, até Pakse, sul do país.
Um avião da companhia aérea Lao Airlines caiu nesta quarta-feira (16) no Laos matando todas as 44 pessoas que estavam a bordo, segundo o Ministério de Relações Exteriores do país asiático.
"Posso afirmar agora, segundo nossas informações, que as 44 pessoas a bordo morreram, incluindo cinco tailandeses", afirmou Sek Wannamethee, porta-voz do ministério.
A maioria dos mortos era de Laos, mas sete cidadãos franceses também morreram, disse o chanceler da França, Laurent Fabius.
Cidadãos de Coreia do Sul, Austrália, Canadá, Taiwan, China, Mianmar, Vietnã e Tailândia também estão entre os mortos.
Segundo a imprensa local, que cita a companhia, a aeronave ia da capital, Ventiane, até a cidade de Pakse, no sul do país.
O jornal tailandês "Bangkok Post" informou que a aeronave caiu no rio Mekong quando tentava se aproximar do aeroporto de Pakse.
As autoridades informaram que o avião caiu a 8 quilômetros de um aeroporto na província de Champasak, sul do Laos.
saiba mais
A imprensa local afirma que as condições meteorológicas eram ruins na região na hora do acidente.
Imagens da TV local mostraram o aeroporto meio submerso no Rio Mekong, e o que aparentemente seriam corpos em suas margens.
A empresa aérea do Laos opera voos domésticos e presta serviços internacionais para países como Camboja, China, Tailândia, Vietnã e Cingapura.
Ela opera desde 1976 e é a companhia aérea nacional do país comunista. A empresa tem uma frota de apenas 14 aviões, e suas aeronaves transportaram 658 mil pessoas no ano passado.
O sul do Laos foi atingido pelo tufão Nari, que passou pela região na terça-feira e deixou 13 mortos nas Filipinas e cinco no Vietnã.
Resquícios da tempestade podem ter causado a queda do avião, de acordo com Yakua Lopangka, diretor-geral do Departamento de Aviação Civil.
A TV tailandesa mostrou uma foto do avião turboélice ATR-72 parcialmente submerso no rio Mekong, com a cauda bastante danificada. Outro canal mostrou o que pareciam ser vários corpos no leito do rio.
A Lao Airlines tem seis aviões ATR-72, fabricados por uma subsidiária da EADS com a italiana Finmeccanica.
Em comunicado, a ATR disse que a areonave que sofreu o acidente era do modelo mais recente ATR 72-600, projetado para levar entre 68 e 74 pessoas. A aeronave saiu da linha de montagem em março.
A Laos Airlines voa em sete rotas domésticas e tem voos internacionais para China, Cambodia, Tailândia, Vietnã e Cingapura.
0 comentários:
Postar um comentário