domingo, 20 de outubro de 2013

serie conhecendo:airbus

Airbus A340


O Airbus A340 é um avião civil de passageiros de longo alcance e larga fuselagem da Airbus, o consórcio europeu de fabricação de aeronaves. É muito similar ao Airbus A330, mas está equipado com quatro motores em vez de dois. Seu desenvolvimento começou em 1981, quando ainda era chamado de TA11.

O A340 foi lançado em 1987, um avião de longo-alcance, como complemento do A320 de curto-alcance e o Airbus A300 de médio-alcance.

Ele foi desenvolvido juntamente com o Airbus A330, que divide a mesma estrutura da asa e fuselagem, e o mesmo conceito tecnológico do A320 conhecido como fly-by-wire. Em vez de manches como os que aparecem nos aviões da família Boeing, o Airbus A340, possui dois side-stick, um no lado direito para o co-piloto e um na esquerda para o piloto.


Versões:


Há 4 versões do A340, que foram lançadas em duas ocasiões diferentes. O A340-200 e A340-300 foram apresentados em 1987 e o 1º entrou em serviço em 1993. O A340-500, que é o segundo avião com maior alcance atrás do Boeing 777-200LR, e o A340-600, que é o segundo avião de passageiros mais comprido do mundo (atrás apenas do Boeing 747-800), foram lançados em 1997 e introduzidos no mercado em 2002.

Em algumas versões de diversas linhas aéreas, como o A340-600 da Lufthansa, a aeronave pode ter um andar inferior, apenas para lavatórios e armários.

Airbus A340-200


Uma das versões inciais do A340, ela é a menor, com capacidade para 261 passageiros divididos em 3 classes em alcance de 13,800 km. É equipado com quatro motores CFMI CFM56-5C4. O alcance do avião foi considerado um dos maiores de todos os tempos na época do lançamento, e foi designado para iniciar rotas curtas e longas, especificamente sobre o mar.

A área da asa, é maior do que o comprimento do avião. Somente 28 A340-200 foram produzidos, e a maior detentora do modelo é a South African Airways, tendo 6 unidades. Há outras operadoras que o utilizam, nomeadamente a Aerolineas Argentinas, Conviasa, Royal Jordanian e a Egypt Air. O modelo já não se encontra em produção.

Airbus A340-300


O A340-300, tem capacidade para 295 passageiros divididos em 3 classes. Tem alcance máximo de 12,400km, equipado com quatro motores CFMI CFM56-5C similares ao A340-200. Voou pela primeira vez em 25 de outubro de 1991, e entrou em serviço em março de 1993 com a Lufthansa e a Air France.

O A340-300X, é uma versão peso-pesado do A340, e a 1ª operadora desta série do modelo foi a Singapore Airlines, que já não o utiliza mais.

O A340-300E, é a ultima versão do A340-300, e a 1ª operadora deste tipo, foi a Swiss International em 2003. Ele pode ter peso máximo em uma decolagem de 276.5 toneladas, e é equipado com quatro motores CFMI CFM56-5C4s.
De todas as versões do A340-300, a versão -300E, é a única ainda em produção, com 219 encomendas, e 211 já foram entregues. A maior operadora deste modelo é a Lufthansa com 30.

Airbus A340-500


O A340-500, foi apresentado como o avião comercial de maior alcance do mundo com autonomia de 16,020 km. Seu 1º voo foi realizado em 11 de fevereiro de 2002, e a 1ª empresa a utilizar este modelo foi a Emirates. Ele está equipado com quatro Rolls-Royce Trent 553. Tem capacidade de carregar 313 passageiros em 3 classes. Comparado com o A340-300, o -500 tem 4,3 metros a mais na fuselagem, a aérea das asas é maior e possui maior capacidade de carregar combustível. O A340-500/-600 possui câmeras para auxiliar o piloto no momento do taxiamento.

O A340-500HGW (High Gross Weight), versão com alcance de 16,700 km (9,000nm) e MTOW de 380 toneladas. Tem algumas características do A340-600HGW, como reforços estruturais e maior capacidade de carregar combustível. A Kingfisher Airlines, que tinha encomendado 5 aviões destes, desistiu de 3, que entregou à portuguesa Hi Fly, sendo que os restantes dois nunca foram levantados, tendo sido vendidos à AZAL Azerbaijan Airlines

O A340-500HGW é equipado com quatro turbofan Rolls-Royce Trent 556, com empuxo de 56,000 libras (249 kN).
Em fevereiro de 2006, com o lançamento do Boeing 777-200LR , ele perdeu o posto de avião com maior alcance do mundo.
As operadoras deste modelo são Emirates, Singapore Airlines, Thai Airways International, a Etihad Airways, a AZAL Azerbaijan Airlines e o Governo do Kuwait com dois unidades.

Os dois modelos finais da linha de montagem foram entregues ao Governo do Kuwait

Operador Brasileiro:

O Airbus A340-500 no Brasil , é usado pela TAM, num total de duas aeronaves.

CompanhiaQuantidade
TAM2
TOTAL2

Airbus A340-600


Foi designado para substituir as gerações mais velhas do Boeing 747. Ele tem capacidade de carregar 380 passageiros divididos em 3 classes, ou 419 em duas classes. Se comparado com um A340-300, ele possui 12 metros a mais. Carrega o título de segunda aeronave de passageiros mais comprida do mundo(75,3m), atrás apenas do Boeing 747-8 (76.3m).

Seu 1º voo ocorreu em 23 de abril de 2001. A 1ª companhia aérea a utiliza-lo, foi a Virgin Atlantic Airways, e entrou em operação em Agosto de 2002.

O A340-600HGW (High Gross Weight), versão que teve seu 1º voo em 18 de novembro de 2005, e recebeu o certificado em 14 de abril de 2006, tem um MTOW de 380 toneladas e alcance de 14,600 km (7,900 NM), graças a reforços estruturais, aumento na capacidade de combustível, motores mais potentes e novas técnicas de produção como soldas a laser. O A340-600HGW é equipado com quatro turbofans Rolls-Royce Trent 560 com empuxo de 60,000 lbf (267 kN).

A Emirates iria ser a empresa lançadora do modelo -600HGW quando no Paris Air Show de 2003 encomendou 18 unidades; mas adiou as encomendas por tempo indefinido que posteriormente foram canceladas. A rival Qatar Airways, ocupou as encomendas no mesmo evento , e recebeu a 1ª aeronave em 11 de setembro de 2006.

É operado também pela Qatar Airways, South African Airways, Lufthansa, Iberia Airlines, Etihad Airways, Virgin Atlantic Airways China Eastern Airlines e Thai Airways International. A Hainan Airlines é a nova operadora do A340-600, que serão adquiridos através de leasing com a ILFC, com entregas previstas para 2008.

A340 Entregas:

o inicio de 2009, um total de 385 A340s foram encomendados e 365 entregues.

:http://pt.wikipedia.org/wiki/Airbus_A340

Especificações:http://pt.wikipedia.org/wiki/Airbus_A340

Motores:http://pt.wikipedia.org/wiki/Airbus_A340

Acidentes:

2 de agosto de 2005, um A340-300 da Air France, voo 358, não conseguiu diminuir a velocidade ao aterrissar no Aeroporto Internacional de Toronto. O avião acabou por derrapar nos últimos 200 metros de pista, parando apenas num riacho da região. Todos os passageiros foram evacuados em segurança, mas logo após a evacuação, a aeronave foi envolvida pelas chamas, que acabaram por destrui-la completamente.

9 de novembro de 2007, um A340-600 da Iberia Airlines ficou muito danificado após sair da pista durante o pouso no Aeroporto de Quito. Não houve feridos entre os 333 passageiros e 14 tripulantes a bordo.


15 de novembro de 2007, um A340-600, que estava prestes a ser entregue para a Etihad Airways, bateu contra um parapeito quando estava realizando testes de motor. O acidente ocorreu no complexo do fabricante aeronáutico Airbus, no Aeroporto de Toulouse. Entre as 10 vitimas, 3 ficaram em estado grave.

Aeronaves Comparáveis:

Boeing 777

McDonnell Douglas MD-11

Ilyushin Il-96

FONTE:http://pt.wikipedia.org/wiki/Airbus_A340

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Ficheiro:Airbus A340-541, TAM AN2013515.jpg
TAM Airbus A340-500.
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