Década de 1960
Vertol Aircraft Corporation foi adquirida pela Boeing em 1960,e foi reorganizada como Boeing's Vertol division. O birotor CH-47 Chinook, produzido pela Vertol, teve seu primeiro vôo em 1961. Este helicóptero de carga pesada continua a ser um dos mais fortes até os dias de hoje. Em 1964, Vertol também começou a produção do CH-46 Sea Knight.
Em dezembro de 1960, a Boeing anunciou o modelo 727, que entrou em serviço comercial de cerca de três anos mais tarde. Varias variantes de cabine e carga foram desenvolvidos para o 727. O 727 foi o primeiro avião comercial a vender 1 000 unidades, e alguns anos mais tarde, a marca de 1 500 foi atingida.
Em 1966, o presidente da Boeing William M. Allen requisitou Malcolm T. Stamper para liderar a produção do novo avião 747 que a empresa estava montando. Este foi um desafio monumental de engenharia e gestão, e incluiu a construção da maior fábrica do mundo para construir o 747 em Everett, Washington, uma fabrica que é do tamanho de 40 campos de futebol.
Em 1967, a Boeing apresentou outro avião de passageiros de curto e médio alcance, o bimotor 737. Que tornou se desde então a aeronave a jato mais vendida na história da aviação comercial. O 737 ainda está sendo produzido, e melhorias contínuas são feitas. Várias versões foram desenvolvidas, principalmente para aumentar a capacidade de assentos e o alcance.
As cerimônias de lançamento para o primeiro 747-100 ocorreram em 1968, na nova fábrica gigante em Everett. O avião fez seu primeiro voo um ano mais tarde. O primeiro voo comercial ocorreu em 1970. O 747 tem um alcance intercontinental e uma capacidade de assentos maior que as aeronaves anteriores da Boeing.
Boeing também desenvolveu hidroplanos na década de 1960. O USS High Point (PCH-1), o hidroplano USS Tucumcari (PGH-2) foi mais bem sucedido. Apenas um foi construído e usado no Vietnã e na Europa antes de encalhar em 1972.
Década de 1970
Em 1970 a Boeing sofreu com a queda nos gastos militares da guerra do Vietnã, a desaceleração do programa espacial quando o Projeto Apollo estava quase completo, a recessão de 1969-1970, e a divida da empresa de US$ 2 bilhões, da construção do novo 747[19]. Boeing não recebeu encomendas por mais de um ano. Sua aposta para o futuro, o 747, foi adiada na produção por três meses por causa de problemas com seus motores Pratt & Whitney. Outro problema foi que, em 1971, o Congresso dos EUA decidiu parar o apoio financeiro para o desenvolvimento do supersônico 2707, a resposta da Boeing para o Concorde anglo-francês, forçando a companhia a interromper o projeto.
Grupo de Aviação Comercial, de longe a maior unidade da Boeing, passou de 83.700 funcionários em 1968 para 20.750 em 1971. Cada funcionário da Boeing desempregado custou pelo menos outro empregado, e a taxa de desemprego subiu para 14%, a maior nos Estados Unidos. Taxas de desocupação da habitação subiram de 1% até 16% em 1967. A concessionária U-Haul ficou sem reboques porque muitas pessoas se mudaram. Um outdoor apareceu perto do aeroporto:
Favor a última pessoa
Deixando SEATTLE -
Apague as luzes
Em janeiro de 1970 o primeiro 747, um avião de quatro motores de longo alcance voou comercialmente pela primeira vez. Esta famosa aeronave mudou completamente a maneira de voar com a sua capacidade de 450 passageiros e sua plataforma superior. A Boeing já entregou cerca de 1 400 747. O projeto passou por melhorias contínuas para mantê-lo tecnologicamente em dia. Versões maiores também têm sido desenvolvidas por estiramento do andar superior. Até hoje, o 747 ainda está sendo produzido, e sua versão mais recente é o 747-8.
Boeing lançou três hidroplanos Jetfoil 929-100 que foram adquiridos em 1975 para o serviço nas ilhas havaianas. Quando o serviço terminou, em 1979, os três hidroplanos foram adquiridos pela Far East Hydrofoil para o serviço entre Hong Kong e Macau.
FONTE:http://pt.wikipedia.org/wiki/Boeing
PROXIMA POSTAGEM DECADA DE 1980
CURTA:Aviação é minha vida E Jornal Aéreo
NA FOTO ABAIXO Boeing Everett Factory
Vertol Aircraft Corporation foi adquirida pela Boeing em 1960,e foi reorganizada como Boeing's Vertol division. O birotor CH-47 Chinook, produzido pela Vertol, teve seu primeiro vôo em 1961. Este helicóptero de carga pesada continua a ser um dos mais fortes até os dias de hoje. Em 1964, Vertol também começou a produção do CH-46 Sea Knight.
Em dezembro de 1960, a Boeing anunciou o modelo 727, que entrou em serviço comercial de cerca de três anos mais tarde. Varias variantes de cabine e carga foram desenvolvidos para o 727. O 727 foi o primeiro avião comercial a vender 1 000 unidades, e alguns anos mais tarde, a marca de 1 500 foi atingida.
Em 1966, o presidente da Boeing William M. Allen requisitou Malcolm T. Stamper para liderar a produção do novo avião 747 que a empresa estava montando. Este foi um desafio monumental de engenharia e gestão, e incluiu a construção da maior fábrica do mundo para construir o 747 em Everett, Washington, uma fabrica que é do tamanho de 40 campos de futebol.
Em 1967, a Boeing apresentou outro avião de passageiros de curto e médio alcance, o bimotor 737. Que tornou se desde então a aeronave a jato mais vendida na história da aviação comercial. O 737 ainda está sendo produzido, e melhorias contínuas são feitas. Várias versões foram desenvolvidas, principalmente para aumentar a capacidade de assentos e o alcance.
As cerimônias de lançamento para o primeiro 747-100 ocorreram em 1968, na nova fábrica gigante em Everett. O avião fez seu primeiro voo um ano mais tarde. O primeiro voo comercial ocorreu em 1970. O 747 tem um alcance intercontinental e uma capacidade de assentos maior que as aeronaves anteriores da Boeing.
Boeing também desenvolveu hidroplanos na década de 1960. O USS High Point (PCH-1), o hidroplano USS Tucumcari (PGH-2) foi mais bem sucedido. Apenas um foi construído e usado no Vietnã e na Europa antes de encalhar em 1972.
Década de 1970
Em 1970 a Boeing sofreu com a queda nos gastos militares da guerra do Vietnã, a desaceleração do programa espacial quando o Projeto Apollo estava quase completo, a recessão de 1969-1970, e a divida da empresa de US$ 2 bilhões, da construção do novo 747[19]. Boeing não recebeu encomendas por mais de um ano. Sua aposta para o futuro, o 747, foi adiada na produção por três meses por causa de problemas com seus motores Pratt & Whitney. Outro problema foi que, em 1971, o Congresso dos EUA decidiu parar o apoio financeiro para o desenvolvimento do supersônico 2707, a resposta da Boeing para o Concorde anglo-francês, forçando a companhia a interromper o projeto.
Grupo de Aviação Comercial, de longe a maior unidade da Boeing, passou de 83.700 funcionários em 1968 para 20.750 em 1971. Cada funcionário da Boeing desempregado custou pelo menos outro empregado, e a taxa de desemprego subiu para 14%, a maior nos Estados Unidos. Taxas de desocupação da habitação subiram de 1% até 16% em 1967. A concessionária U-Haul ficou sem reboques porque muitas pessoas se mudaram. Um outdoor apareceu perto do aeroporto:
Favor a última pessoa
Deixando SEATTLE -
Apague as luzes
Em janeiro de 1970 o primeiro 747, um avião de quatro motores de longo alcance voou comercialmente pela primeira vez. Esta famosa aeronave mudou completamente a maneira de voar com a sua capacidade de 450 passageiros e sua plataforma superior. A Boeing já entregou cerca de 1 400 747. O projeto passou por melhorias contínuas para mantê-lo tecnologicamente em dia. Versões maiores também têm sido desenvolvidas por estiramento do andar superior. Até hoje, o 747 ainda está sendo produzido, e sua versão mais recente é o 747-8.
Boeing lançou três hidroplanos Jetfoil 929-100 que foram adquiridos em 1975 para o serviço nas ilhas havaianas. Quando o serviço terminou, em 1979, os três hidroplanos foram adquiridos pela Far East Hydrofoil para o serviço entre Hong Kong e Macau.
FONTE:http://pt.wikipedia.org/wiki/Boeing
PROXIMA POSTAGEM DECADA DE 1980
CURTA:Aviação é minha vida E Jornal Aéreo
NA FOTO ABAIXO Boeing Everett Factory
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