terça-feira, 29 de janeiro de 2013

bye bye Jayhawk


USAF inicia busca para atualização ou substituição do treinador Beechcraft T-1A Jayhawk

A Força Aérea dos EUA, USAF, iniciou uma busca de opções para atualizar ou substituir sua frota com 178 aeronaves de 20 anos de idade do Hawker Beechcraft T-1A Jayhawk, mais conhecido como Beechcraft 400 de uso civil, e usados como jatos treinadores de pilotos militares.
Flight Global: 20 de dezembro de 2012
O Comando Aéreo de Treinamento e Educação (AETC) se utiliza do Hawker 400-T-1AS um derivado da aviação civil, como treinadores avançados para os pilotos do transporte aéreo e do abastecedores em voo, aeronaves tanques de combustível.
Os T-1as são até jovens quando comparado com a frota de AETC de 50 anos atrás, do Northrop T-38C Talons, e ainda do lead-in treinador para pilotos de caças e bombardeiros, mas a Jayhawk, como é apilidado, é um derivado do mercado comercial, onde as versões mais recentes oferecem maior capacidade de combustível, maior eficiência e menor custo de manutenção.
A USAF quer agora estudar todas as opções que incluem "atualizações para a plataforma do momento ou, até a aquisição de uma plataforma recente em substituição as existentes, ou até outras opções que ainda não identificamos", diz a AETC.
Hawker Beechcraft e Aeroespacial Nextant lançaram um programa de Upgrade de atualização equiparado ao Hawker 400, que receberam novos motores, aviônicos de ultima geração e até winglets. A Nextant já entregou o 400XT, enquanto o programa da Hawker Beechcraft foi adiado por quase um ano.
A AETC também está considerando a aquisição de jatos muito leves, very light, como substituto do T-1A. Uma pesquisa de mercado lançada em novembro passado pergunta à indústria fornecedora desses aviões dados sobre o desempenho e os custos dos jatos na categoria Very Light, com peso bruto abaixo de 4.540kg (10.000 libras).
As pesquisas de mercado são um passo muito adiantado para um processo de escolha que, por vezes, pode levar a um programa de aquisição de recapitalização da frota, mas também sinalizar o interesse informal da USAF em fazer uma mudança total da frota.
"É simplesmente uma tentativa de descobrir o que a indústria de tecnologia tem a oferecer que poderia poupar o dinheiro do contribuinte, mantendo o nosso desempenho e os padrões da capacitação na formação", diz a AETC.
A frota de T-1A esta sendo estudada, enquanto a AETC continua a perseguir um pré-requisito viável e que venha substituir os mais de 450 aeronaves de treinamento T-38, para se ter um novo treinador até o final dessa década. Os candidatos incluem a Alenia Aermacchi com o M-346-T-100, o inglês BAE Systems Falcão T2, uma aeronave que tem a participação da Boeing design e da Lockheed Martin e o T-50 Sul Coreano daKorea Aerospace Industries.
Saiba mais sobre treinadores militares e da possibilidade da USAF vir a usar um treinador de origem soviética, seguindo os links abaixo:

Alenia Aermacchi M-346 Master

YAK-130 COMPROVA A VERSATILIDADE 

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